Páginas

Ensaio Reticom

Ensaio Reticom

quarta-feira, 6 de março de 2013

Quarta feira, três mortes

Nesta semana foram divulgadas as seguintes mortes: de um índio na Venezuela, que em luta pela preservação das terras frente aos interesses econômicos, foi assassinado numa emboscada, assim como seu pai que lutava pela mesma causa: A preservação das terras indígenas.
Do presidente Hugo Chávez que, tido como ditador comunista, buscou preservar as riquezas nacionais em nome do desenvolvimento interno, virando as costas ao que considero uma ditadura consumista ditada pelos norte americanos e acatada pela grande maioria das nações.
E do cantor, agora considerado poeta, Chorão. Vocalista de uma banda pop que fez a música da Malhação, programa interminável da rede globo.

Tenho visto mais frases do Chorão do que qualquer outra relacionada às questões políticas e sociais dos outros dois mortos. Numa cultura onde o entretenimento é mais valioso do que a política, as pessoas tendem a trabalhar pelo bem estar pessoal e não pelo desenvolvimento social.
As coisas se encaixam na minha cabeça! A procura por profissões rendáveis frente à busca em atuar com aquilo que se ama, onde o trabalho é voltado para o coletivo fica claro quando a preocupação está mais no bem estar do que no estar bem. Bem estar é momento, é individual. Estar bem é inserção, coletividade, contínuo.
Meus amigos virtuais se comovem mais com a morte de um cantor pop que não me diz nada, do que com a morte e assassinato de pessoas que viveram e trabalharam pela sociedade.O dinheiro é o fator chave disso tudo! Chávez incomodou por fatores econômicos, este índio foi assassinado por interesses econômicos e o Chorão nada tem a ver com a economia!

A tão falada e revoltante política do "Pão e Circo" continua com status de democracia. Você pode "escolher" seu trabalho. "Escolher" o que (dá) pra comer. "Escolher" seu entretenimento. Suas escolhas geram consequências.. Então não é culpa de ninguém se você escolhe ser professor, que todos sabem que ganha mal, que não tem retorno fácil, nem qualquer estrutura profissional. O "BUM" do momento é o petróleo brasileiro. Você pode escolher ser bioquímico, e estar inserido no mercado, ganhando bem.
Você pode escolher se alimentar de orgânicos, mas você precisa ganhar bem porque usar menos pesticida faz do produto mais caro do que o contaminado. Ou você pode tentar plantar, numa cidade cinza, de asfalto que sufoca a terra e ar que sufoca a planta. Daí você pode escolher não ter carro! Pega a bike e torce para que o motorista do ônibus esteja num bom dia e não te odeie por atrasar o trânsito. Mesmo que ele ganhe mal, more mal, durma mal... Ninguém tem culpa! É a escolha que faz parte da democracia!

DEMOCRACIA: Governo do povo; soberania popular; democratismo. 2-Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder.”

Está aí então... Os princípios do povo!


Um comentário:

  1. Por que o Chorão foi o mais citado?
    Simplesmente porque muitos cresceram com a música dele. O cara canta mal, a letra é uma merda, porem ele conseguiu visibilidade pois não falava nada com nada. O Brasil precisava de mentes vazias, para seguir fazendo merda.

    Enquanto o Chaves chegou, pegou todas as empresas estrangeiras e fez com que essas virassem nacionais. E tentaram enfiar na nossa cabeça que isso era ruim, pois a Petrobrás foi uma das empresas.

    O índio foi só mais um que luta pela preservação daquilo que fingimos não existir, TERRA, PLANTAS, LIBERDADE.

    Vivemos em um mundo onde um cantorzinho de merda é mais importante que a melhora de um país e a crescente revolta de um povo que está cansado de ser feito de palhaço.

    ResponderExcluir